quinta-feira, 30 de maio de 2013

Violência no trânsito


  A todo o tempo temos noticias da violência no trânsito e infelizmente muitos desses casos acabam em morte, causando sofrimento à mães, pais, filhos, à toda família. Não bastam punições mais severas, é preciso acabar o mal pela raiz, educando o cidadão e investigando as causas que levam às pessoas perderem o controle totalmente.
  Nosso governo ainda não tem politicas de conscientização e de educação eficientes. Essa situação assustadora precisa ser controlada e pra isso as pessoas precisam ter bom senso e educação.
  Infelizmente nosso sistema viário não suporta a quantidade de carros que hoje a cidade possui, gerando enormes engarrafamentos, estressando ainda mais as pessoas e por consequência aumentando o numero de ocorrências.
  Pagamos impostos, que não são poucos, e temos o direito de um sistema viário de qualidade e ainda mais, o governo deve tomar alguma medida para conscientizar e educar as pessoas para serem mais éticas.

Relação com o texto "A filosofia moral"

  Com base nas informações trazidas pelo texto “A filosofia moral”, a ética nasce quando se passa a indagar quais são, de onde vieram e de que valem os nossos costumes e também, da busca de compreender o caráter de cada pessoa e o senso moral individual.
  Se pararmos para analisar os pensamentos dos antigos filósofos, podemos resumir a ética em três aspectos principais. São eles: o racionalismo, o naturalismo e a inseparabilidade entre a ética e a politica.
  A mesma era, e continua sendo, concebida como a educação do caráter do sujeito moral com a finalidade de dominar racionalmente seus impulsos, apetites e desejos, para orientar o individuo rumo ao bem e à felicidade. 
  Na sociedade em que vivemos podemos observar que muitas pessoas não possuem esses princípios  e não agem de forma correta. Podemos afirmar que esse é um dos motivos que causa o caos em que vivemos.
  Uma outra concepção filosófica é o emotivismo ético, que tem como fundamento da vida moral a emoção e não a razão. Inspirados em Rousseau, alguns emotivistas afirmam a bondade natural de nosso sentimentos. O que implica na vontade de fazer o bem e no arrependimento depois de agir de maneira errônea.
  Se tentarmos definir a atual situação que Salvador se encontra de acordo com o texto, chegaremos a conclusão que a sociedade soteropolitana  tem uma vida moral cheia de medo, má-fé e crueldade. Isso é refletido no trânsito caótico. Quase todos os dias vemos reportagens de assassinatos no trânsito por motivos banais, parece que as pessoas não tem valores e não se preocupam com o próximo.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cidadania no trânsito


  
  As facilidades de aquisição de veículos através dos financiamentos a longos prazos têm levado as cidades ao caos da agitação, de acidentes e da poluição. Em salvador temos visto pessoas dirigindo em alta velocidade, nervosas, xingando umas às outras, numa falta de controle total, principalmente nos horários de pico.
  O transito de salvador reflete a falta de cidadania. A desobediência a legislação e pessoas estacionando seus veículos em lugares indevidos prejudicando o transitar de outros cidadãos já virou rotina nas ruas e avenidas da cidade.
  Muitos motoristas ainda tem o mau costume de jogar lixo pela janela do carro contribuindo para o atual estado da cidade, suja e mal tratada.
  Precisamos mudar esse quadro urgente, pois ficará impossível transitar nas grandes cidades brasileiras daqui a alguns poucos anos. É claro que isso acontece em razão da falta de preparo dos motoristas, bem como de políticas de conscientização que deveriam ser desenvolvidas pelos governantes, afinal, pagamos nossos impostos para isso. Porém nada tem sido feito diante da problemática.
  Cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Ser cidadão significa conhecer e reconhecer que temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e exercidos para que a vida em sociedade seja possível.O bom cidadão é geralmente, um bom motorista e pedestre, pois reconhece os seus deveres e direitos também no trânsito.
  Em uma entrevista de um taxista concedida ao blog Bahia Aqui e Ali onde ele diz que o sistema viário não suporta o número de carros em circulação e destaca a falta de cidadania, respeito e preparo por parte dos motoristas.
  Há uma falta de preocupação por parte dos governantes em melhorar essa situação que vem se agravando de forma alarmante.

sábado, 25 de maio de 2013

Fundamentação Teórica

Ética é uma palavra de origem nobre, da antiga cultura grega. Provém de “íthos”, que significa “a clareza na alma”. O verbo grego "ítheo" significa filtrar, assim uma pessoa possuidora de ética filtra melhor os estímulos e valores do mundo.
Segundo o dicionário Aurélio, o vocábulo “ética” significa “1. Estudo dos juízos
de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do
mal. 2. Conjunto de normas e princípios que norteiam a conduta do ser
humano” (2004: 383).
Ética é a parte da filosofia que se dedica a pensar as ações humanas e os seus
fundamentos.
FREUD (1930) Citado por GALLO (2003, p. 56 e 57) fez um diagnóstico do
processo civilizatório e constatou que os seres humanos estão condenados a
viver o conflito irremediável entre a liberdade e as restrições sociais (as leis).
Portanto como Freud relaciona a ética (instância individual) e civilização
(instância coletiva)? “a civilização tem de ser defendida contra o indivíduo e
que seus regulamentos, suas instituições e suas ordens dirigem-se a essa
tarefa (...) fica-se assim com a impressão de que a civilização é algo que foi
imposto a uma maioria resistente por uma minoria que compreendeu como
obter a posse dos meios de poder e coerção” (p.117).
A falta de ética no transito, por consequência aumenta o número de casos de violência, ignorância e falta de respeito no mesmo. Muitas vezes o estresse do trabalho, uma briga na família ou outro aborrecimento qualquer reflete no trânsito.
Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
O trânsito é um ótimo indicador de como a sociedade pensa, pois reflete a violência, desprezo pelas leis, arrogância e desrespeito pelo próximo. O brasileiro que é tão orgulhoso do seu “jeitinho” que arruma soluções para tudo não percebe as regras devem ser seguidas.

Acidente relacionado ao álcool


Nos últimos anos o número de acidentes no trânsito vem crescendo assustadoramente, mas este fato não se deve só ao crescente número de automóveis nas vias e sim por consequência da falta de respeito, ética e bom senso por parte de muitas pessoas.
Segundo uma pesquisa ( com dados referentes a 2011) feita pelo ministério da saúde, o álcool esta relacionado a 21% dos acidentes de trânsito no país. Os dados revelaram que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do País estava sob efeito de bebida alcoólica, o que tem forte impacto nos atendimentos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mesmo com campanhas e mais campanhas, multas e punições ainda há muitas pessoas que dirigem após ingerir bebida alcoólica.
Segundo a especialista em direito de trânsito Maria das Graças Freitas a fiscalização rigorosa é a melhor medida a ser tomada pelos órgãos de transito para inibir a ação do condutor de veiculo ao dirigir após ingerir alguma bebida alcóolica. Ela ainda afirma que quase a totalidade das ocorrências de acidentes estão vinculadas ao descumprimento das normas de circulação e conduta dos condutores de veículos.
O que é ser uma pessoa ética?
De acordo com nossos estudos, ser ético é ter um conjunto de valores morais e princípios que nos norteiam, nos faz agir de maneira correta não por ter alguém nos vigiando ou pronto para nos punir, mas sim pelo fato de saber o que é certo e errado.

Muitas pessoas falam que a ética é muito importante para a nossa sociedade, dando a impressão de que não tenha a mesma importância em outras ou até em outros tempos. Talvez nossa sociedade esteja “pagando” pela falta de ética no passado e esse quadro, se não tiver devida atenção e não for resolvido só tende a piorar.

Introdução

O tema “Ética no trânsito” é muito importante, mas infelizmente temos a impressão que as pessoas esqueceram seu significado. Este tema nos serve de alerta e reflexão sobre o nosso comportamento no trânsito.
Atualmente o trânsito em Salvador esta caótico, pode se observar facilmente que as pessoas não se importam umas com as outras e a maioria não respeita as regras de trânsito. São muitas as causas que tem como consequência o mau comportamento no trânsito e o mesmo é uma ótima reflexão da sociedade.
O brasileiro, em sua maioria, é muito ignorante e desrespeitoso no trânsito, é muito comum pessoas fazerem imprudências ao volante e não serem punidas. Esse desrespeito vai desde passar em uma possa de lama pra molhar propositalmente um pedestre até dirigir embriagado  pondo em risco vidas alheias.
Os temas abordados terão como fundamento na disciplina Filosofia, Ética e Cidadania, são muitos os fatos que podem ser relacionados com os assuntos da matéria. Este Blog tem base em informações fornecidas por órgãos oficiais e de grade credibilidade tais como a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Set) e especialistas em trânsito.
Nós temos como objetivo informas as pessoas da importância do tema e gerar uma reflexão das mesmas sobre o seu comportamento no trânsito, mostrar as causas e as consequência da falta de ética no trânsito e tentar, com isso, mudar a situação atual em que somos obrigados a viver todos os dias em que saímos de casa.