quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cidadania no trânsito


  
  As facilidades de aquisição de veículos através dos financiamentos a longos prazos têm levado as cidades ao caos da agitação, de acidentes e da poluição. Em salvador temos visto pessoas dirigindo em alta velocidade, nervosas, xingando umas às outras, numa falta de controle total, principalmente nos horários de pico.
  O transito de salvador reflete a falta de cidadania. A desobediência a legislação e pessoas estacionando seus veículos em lugares indevidos prejudicando o transitar de outros cidadãos já virou rotina nas ruas e avenidas da cidade.
  Muitos motoristas ainda tem o mau costume de jogar lixo pela janela do carro contribuindo para o atual estado da cidade, suja e mal tratada.
  Precisamos mudar esse quadro urgente, pois ficará impossível transitar nas grandes cidades brasileiras daqui a alguns poucos anos. É claro que isso acontece em razão da falta de preparo dos motoristas, bem como de políticas de conscientização que deveriam ser desenvolvidas pelos governantes, afinal, pagamos nossos impostos para isso. Porém nada tem sido feito diante da problemática.
  Cidadão é o indivíduo consciente do seu papel na sociedade. Ser cidadão significa conhecer e reconhecer que temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e exercidos para que a vida em sociedade seja possível.O bom cidadão é geralmente, um bom motorista e pedestre, pois reconhece os seus deveres e direitos também no trânsito.
  Em uma entrevista de um taxista concedida ao blog Bahia Aqui e Ali onde ele diz que o sistema viário não suporta o número de carros em circulação e destaca a falta de cidadania, respeito e preparo por parte dos motoristas.
  Há uma falta de preocupação por parte dos governantes em melhorar essa situação que vem se agravando de forma alarmante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário